A 8R – Estratégia, Inovação e Desenvolvimento Comercial, fundada por Delton Batista, autor do livro “Valor na Gestão de Negócios”, conselheiro vitalício da ADVB/SC e presidente do Grupo de Líderes SC, tem contribuído com a disseminação dos conceitos e práticas ESG nas empresasdo estado.
A sigla (do inglês Environmental, Social and Governance) significa o conjunto de condutas empresariais nas frentes de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança e tem se tornado um dos principais pilares das organizações que praticam o chamado capitalismo consciente.
Iniciativas em sintonia com as novas demandas do mercado se tornam exigência para as empresas serem reconhecidas como de alto valor diante de consumidores e investidores.
A 8R desenvolve projetos em organizações como Grupo Orbenk, Göedert Group, Sebrae SC, Weber Empreendimentos, Ascensus Group, OWTS Holding, Rhizom Blockchain, Grupo Krindges, Happymed Saúde, AG Capital, Casa Group Vending Machine Brasil, Hards Startups Indústria 4.0, entre outras corporações.
Confira abaixo uma entrevista rápida sobre o assunto com o empresário:
Qual a importância das empresas adotarem as melhores práticas ESG?
Delton: A sociedade espera que empresas, marcas e lideres entreguem mais que produtos e serviços: gerem impacto positivo. Esta visão ampliada de resultados compartilhados levando em conta toda cadeia de stakeholders (acionistas, colaboradores, clientes, parceiros de negócios, fornecedores, comunidade, meio ambiente) e de uma relação com o mercado a partir de um propósito agrega valor para a empresa que consequentemente vende mais e melhor. Na 8R apoiamos grandes grupos empresariais na transição do posicionamento de mercado para uma atuação de valor agregado. Vendarketing, BX – Business Experience, e ESG precisam estar no topo da agenda dos líderes transformadores. Mais de mil líderes de negócios passaram por nossos programas executivos de desenvolvimento e já assessoramos a geração de mais de R$ 1 bilhão para um modelo de vendas de valor na perspectiva das empresas e da sociedade.
Quais são os obstáculos encontrados para a implantação desta nova cultura?
Delton: Para a construção de valor e crescimento excepcional é preciso que a empresa revisite sua essência, sua cultura organizacional, seu modelo de gestão, seu olhar para as pessoas. O foco de atuação deve estar na estratégia, no negócio, nos resultados. A construção destes resultados parte da ressignificação do propósito da empresa em sintonia com uma agenda que gere valor percebido junto aos clientes, em um processo de execução que atualiza e dissemina a cultura da empresa, implementa melhores práticas de gestão alinhadas a estratégia, seleciona talentos e desenvolve as pessoas para a execução e melhoria continua, promove um ambiente propicio para a inovação frugal de fazer mais e melhor com menos, implementa um modelo growth de máquina de negócios acelerando as vendas corporativas, os novos negócios geram impacto transformador em toda cadeia reforçando o cumprimento do propósito em um círculo virtuoso que se retroalimenta, sem limites. O maior desafio das organizações para liderar em um ambiente competitivo e caótico está na construção deste alinhamento estratégico abrangente. O processo de vendas de alta performance não se resume a um departamento. É um sistema, uma cultura que deve envolver toda empresa.
Que impactos podem ser esperados no campo da economia?
Delton: Estamos em um momento onde as empresas precisam liderar a retomada do desenvolvimento. Precisam de uma agenda de expansão, de abertura de novos mercados. O direcionamento de Vendas de Valor contribui para que este novo ciclo aconteça de forma sustentável a partir de práticas de ética, compliance, e responsabilidade socioambiental. Este movimento causa um “efeito dominó” que oxigena toda a sociedade, criando oportunidades que se multiplicam. Esta é a atitude esperada das empresas e líderes que serão sucesso na Nova Economia.
Fonte: Economia SC.