A indústria da comunicação gera valor mensurável para as marcas, estimula vendas e movimenta a economia. Quando as empresas divulgam seus produtos e serviços, informando atributos e diferenciais que solucionam problemas, facilitam a vida ou despertam necessidades de seus clientes, acontece a geração de um círculo virtuoso que envolve consumo, geração de trabalho e renda e agregação de valor percebido.
O marketing informa, esclarece, presta serviços, conscientiza. A atividade publicitária beneficia, além dos consumidores diretamente atendidos, as empresas que anunciam, toda a sua cadeia de colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade em que estão inseridas, através da geração de oportunidades e riqueza.
Pesquisa encomendada pela Association of National Advertisers (ANA), dos Estados Unidos, aponta que a propaganda ajudou a movimentar o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto – PIB do país mais rico do mundo, incentivando a criação e manutenção de 20 milhões de postos de trabalho. Cada dólar investido em anúncios publicitários gera outros US$ 19 em vendas e proporciona a manutenção de 67 empregos em várias indústrias do país.
Empresas que anunciam apresentam performance superior à de seus concorrentes. Este diferencial se torna ainda mais relevante em momentos de dificuldades no cenário macroeconômico e incertezas no ambiente de negócios.
Estudo recente de comportamento e tendências do mercado brasileiro realizado pela Nielsen, empresa global de informação e pesquisas, concluiu que “com um consumidor menos fiel, é imprescindível trabalhar três pilares para chamar sua atenção e conquistá-lo: execução correta no ponto de venda, tanto em preço quanto em disponibilidade de produtos; focar em inovações que apresentem uma clara relação de custo/benefício, especialmente voltados à saúde e bem estar; e manter aquecidos os investimentos de mídia, condicionando a lembrança constante e estabelecendo vínculos com o consumidor”.
Em adição a este poder de impacto da comunicação, temos um cenário local que nos favorece. O estado de Santa Catarina apresenta um contexto diferenciado. Com apenas 1% do território nacional, representa o sexto maior PIB do país e é o quinto estado brasileiro mais competitivo, segundo consultoria britânica Economist Intelligence Unit.
Uma combinação de indicadores sociais (distribuição mais equilibrada da população e riqueza, refletida em um Índice de Desenvolvimento Humano – IDH superior ao de Portugal ou Emirados Árabes Unidos), econômicos (um PIB equivalente à soma das economias do Uruguai e Paraguai) e destaque em segmentos (eleito o melhor destino turístico nacional por sete anos consecutivos) criam em Santa Catarina as condições para um ambiente de negócios e de mercado consumidor especialmente favorável.
A conectividade do catarinense com as mídias também apresenta índices muito superiores à média nacional: 98% de penetração domiciliar de televisão aberta, 61% da população do Estado já conta com transmissão de TV aberta digital, 40% da população de Florianópolis lê jornais, 90% ouve rádios, sendo considerada a capital mais conectada em internet no país.
O "Acelera SC" é uma iniciativa da 'Academia de Negócios e Soluções' da RBS SC junto ao público empresarial, com objetivo de valorização das potencialidades e oportunidades de Santa Catarina e da importância da comunicação para geração de negócios e superação de seus desafios.
Vamos fazer acontecer esta oportunidade. Quem comunica vende mais e melhor.
Delton Batista é diretor executivo de negócios da RBS Santa Catarina e Vice-Presidente Executivo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC).