(*) André Kaufmann (presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, no prefácio do livro Valor na Gestão de Negócios, de Delton Batista)
A lógica fundamental proposta parte do princípio de colocar a geração de valor no centro do processo comercial, considerando que as negociações e operações comerciais buscam equilíbrio entre a satisfação das necessidades dos clientes e a maximização de resultados para toda cadeia de negócios da organização. Assim, vender é gerar valor compartilhado.
Neste cenário, tratamos o propósito que une o time comercial se somada à cultura de resultados e meritocracia, visão e atitude de dono do negócio, desenvolvimento pessoal e profissional em um ambiente vibrante e de celebração.
Desta forma, três pilares devem ser atribuídos para a formação de uma equipe comercial de alta performance:
• Inspiração: propósito e legado;
• Transpiração: disciplina e execução;
• Transformação: excelência.
Foco na execução, com disciplina e planejamento, ao lado da importância de um processo de gestão à vista dos indicadores-fins de uma área comercial. Um sistema integrado de pessoas, processos e comportamentos molda o senso de equipe e potencializa seus talentos.
Inovação frugal, ciência e arte das vendas, ética suportam uma visão onde a área comercial contribui para a formação de organizações que melhorem a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Transformação e Capitalismo Consciente, modelos de operação que privilegiam a colaboração, autonomia, excelência operacional e gestão do conhecimento nas organizações.
“Liderar em vendas de alto desempenho é criar valor, através da geração de resultados extraordinários”.
• Tratar a importância da geração de valor nas relações comerciais;
• Apresentar os três pilares para uma equipe comercial de alta performance;
• Identificar, gerenciar e potencializar talentos em vendas;
• Engajar profissionais da área de marketing e vendas;
• Discutir modelos de operação;
• Compreender o papel da área comercial como vetor da inovação e transformação das organizações;
• Enfrentar resistências e objeções sobre a gestão de processos e rotinas na área comercial e, ao contrário, compreender o papel libertador da disciplina sobre o potencial da área de vendas;
• Contribuir para a formação do modelo mental de líderes comerciais que vá além de cumprir metas financeiras;
• Olhar as organizações de uma forma holística adicionando ao indicador lucro financeiro os indicadores de sustentabilidade, impacto social e governança.
Esse masterclass é voltado para líderes, profissionais, empreendedores, representantes comerciais que buscam alinhar o que há de mais atual na gestão de comercial B2B2C e de produtos de valor agregado, e a desenvolver visões de perfil de atuação no novo normal.
• Crença na importância pelo lifelong learning – aprendizado contínuo;
• Ser um entusiasta pela Gestão Comercial;
• Estar aberto as inovações.